quarta-feira, novembro 27, 2013

3 dezembro 2013 - Conferência Internacional "Vida Independente"





Terça feira dia 3 de dezembro é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e há eventos por todo o país. Um deles é a CONFERÊNCIA INTERNACIONAL "Vida Independente - a NOSSA vida nas NOSSAS mãos", no Fórum Lisboa.





3 dezembro 2013 - Celebrações Nacionais no CCB, Lisboa

Nos dias 3 e 4 de dezembro, o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), I.P. e a Casa Pia de Lisboa, I.P. assinalam o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, no Centro Cultural de Belém - Sala Almada Negreiros, sob o lema "Quebrem barreiras, abram portas: por uma sociedade inclusiva para todos".
As celebrações Nacionais do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência decorrem no Centro Cultural de Belém, e contam com a presença da Primeira Dama, Maria Cavaco Silva. A apresentar o evento estarão Sandra Torres e Pedro Fernandes (5 para a meia noite). Apareçam!


O evento integra a cerimónia solene das Comemorações Nacionais do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e a realização de um Congresso  Nacional de Apresentação do Projeto sobre "Surdocegueira: um modelo de intervenção".
Na sessão de abertura desta iniciativa está prevista a presença da Primeira-Dama, Dra. Maria Cavaco Silva; do Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Dr. Agostinho Branquinho; do Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., Dr. José Madeira Serôdio e da Presidente do Conselho Diretivo da Casa Pia de Lisboa, Dra. Cristina Fangueiro.
O programa agendado para o primeiro dia inclui, entre outras actividades, a entrega de prémios, a assinatura de protocolos e a apresentação de um estudo pioneiro sobre a surdocegueira, com peritos nacionais e estrangeiros.
O segundo dia será dedicado ao debate sobre a surdocegueira, à apresentação dos embaixadores para a deficiência 2014 e contará ainda, na conferência de encerramento, com a participação do Juiz Conselheiro, Armando Leandro, Presidente da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco.
Além de momentos culturais inclusivos, decorrerão, simultaneamente, exposições documentais do INR, I.P. e da Casa Pia de Lisboa, I.P., e espaços de demonstração de produtos de apoio para pessoas com deficiência.
Para participar neste evento, confirme a sua presença até ao dia 28 de novembro, para o email:susana.m.guia@inr.msess.pt ou pelo tel.: 21 792 95 58.
Para mais informações contacte o INR, I.P..

quinta-feira, novembro 21, 2013

6 dezembro 2013 - Esclerose Múltipla antes dos 35



No âmbito das celebrações do Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla, a SPEM realiza no dia 6 de Dezembro a primeira edição da Academia 35, com o apoio da Novartis. Um encontro de jovens portadores de esclerose múltipla para fomentar a partilha de dúvidas e experiências e um maior esclarecimento sobre a capacidade cognitiva uma vez que, para estes jovens que se encontram no início da sua vida, é mais preocupante a perda de capacidade cognitiva do que a perda da mobilidade.


Com início marcado para as 13h00 no espaço da TMN ao Vivo, a Academia 35 vai ser moderada pela jornalista da SIC Sara Antunes de Oliveira e vai juntar, num único espaço, profissionais de saúde e jovens portadores de esclerose múltipla de todo o país, para os quais o transporte a partir de Faro e de Braga será facilitado.  

Para assistirem live à Academia 35 os interessados devem aceder ao link que está no site da SPEM ou diretamente a www.academia35.pt e preencher o formulário de registo (nome, email, telefone, localidade, idade atual e idade do diagnóstico de esclerose múltipla). A partir daqui poderão assistir a tudo o que se passar no espaço do TMN ao Vivo e, inclusive, dirigir algumas questões aos palestrantes, através de um formulário de perguntas que estará colocado no centro da página, por baixo da janela da transmissão em direto.

segunda-feira, novembro 18, 2013

Conferência "O Peão e a Cidade"


No dia 5 de dezembro, Aveiro recebe a Conferência "O Peão e a Cidade", uma iniciativa da Câmara Municipal. É no Cine Teatro Aveirense e a acessibilidade e a mobilidade estarão em destaque. A organização convida Todos a participarem! Informações em opeaoecidade@setepes.pt.

quarta-feira, novembro 13, 2013

Lançamento do guia de boas práticas para jornalistas



Durante o III Colóquio Média e Deficiência, será apresentado o Guia "A deficiência na Comunicação Social - Guia de Boas práticas jornalísticas". É um projeto do Grupo de Reflexão Média e Deficiência, escrito por um dos elementos, a jornalista do magazine Consigo (RTP2) Dora Alexandre. O Guia explica de forma clara qual a abordagem e a terminologia a utilizar para tratar o tema da deficiência na comunicação social. 

25 novembro 2013 - III COLÓQUIO Média e Deficiência


O Gabinete para os Meios de Comunicação Social e o Grupo de Reflexão Media e Deficiência têm o prazer de convidar Vossa Excelência para participar no III Colóquio Media e Deficiência com o tema Acessibilidade aos Meios Audiovisuais – Da Cidadania ao Modelo de Negócio, que terá lugar no próximo dia 25 de novembro entre as 9h30 e as 17h30, no auditório da Rádio Renascença (Rua Ivens, nº14, Lisboa).

O Programa do Colóquio está disponível emwww.mediaedeficiência.com sendo que as questões da acessibilidade aos media e a resposta dos principais operadores de Comunicação Social às necessidades dos consumidores serão os focos principais das apresentações e debates do Colóquio.


O local do evento tem algumas limitações para pessoas com mobilidade reduzida. Solicita-se que o público com mobilidade reduzida contacte previamente a organização para que as condições de assistência sejam asseguradas.

Solicita-se a confirmação da presença para o endereço:
guida.fialho@gmcs.pt ou manuela.oliveira@gmcs.pt

sexta-feira, novembro 01, 2013

Consigo... em final de série!



Este sábado, pelas 11 horas, emitimos o último Consigo desta série. Recordamos o Dr. João dos Santos, pai da saúde mental infantil em Portugal e uma referência na saúde e educação. Médico, psiquiatra e pedagogo, colaborou na fundação de instituições tão emblemáticas como a Associação Portuguesa de Surdos, Liga Portuguesa dos Deficientes Motores, Centro Helen Keller, Sociedade Portuguesa de Psicanálise... Acompanhamos ainda o trabalho de dois engenheiros de Reabilitação no Hospital de Almada, que estão a criar soluções para crianças com paralisia cerebral, e matamos saudades de Leila Marques, atleta paralímpica de natação que agora se dedica a cuidar da saúde de outros atletas. Não perca! Esperamos regressar em breve à sua companhia!