segunda-feira, janeiro 09, 2012

Porque brincar é um direito de todas as crianças...

Nasceu em Portugal uma linha de brinquedos inovadora, concebida especialmente para crianças cegas ou com baixa visão. Desenvolvida por Leonor Pereira, mestre em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho, esta linha tem por objetivo ajudá-las a interagir de forma saudável com os colegas e amigos.

Ao produzir estes brinquedos especiais, Leonor Pereira, que é também professora do ensino básico há vários anos, teve em atenção o design, mas sobretudo a qualidade estética e tátil, tendo em vista uma maior integração das crianças com limitações visuais no meio envolvente.

"São brinquedos que elas podem explorar com as mãos, descobrindo as diferentes texturas, reconhecendo as formas, os pormenores, as semelhanças e as dissemelhanças, bem como estimulando a coordenação e a integração dos sentidos", explica Lenor Pereira.
Todas as peças são baseadas em texturas, relevos e cores, e têm como materiais base diferentes malhas e bordados, passíveis de serem sentidos através do tato.

Os brinquedos já foram testados por crianças de um jardim-de-infância de Aveiro, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos e o feedback foi muito positivo. O próximo passo é colocar esta linha de brinquedos ao alcance de todas as crianças com deficiência visual, de norte a sul do país.








Sem comentários: