quarta-feira, outubro 02, 2013

Colóquio ANDAR - 11 de Outubro


A Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide (ANDAR) organiza, no dia 11 de Outubro, véspera do Dia Internacional das Doenças Reumáticas, o Colóquio “Explorando o futuro na Artrite Reumatóide: a contribuição portuguesa”. Esta iniciativa, que reúne reumatologistas, investigadores científicos e responsáveis pela saúde pública em Portugal, tem o patrocínio científico de seis sociedades: Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Instituto de Medicina Molecular, Sociedade Portuguesa de Reumatologia e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

O evento, que tem início marcado para as 09h00, decorre na Fundação Calouste Gulbenkian e será composto, durante todo o dia, pelo debate de temas relacionados com a artrite reumatoide, que serão presididos, comentados e apresentados por vários palestrantes ligados às sociedades científicas apoiantes. Entre os temas a abordar vão estar, por exemplo, o “Repensar os ensaios clínicos em Portugal”, apresentação a cargo da reumatologista Helena Canhão; a “Indução de tolerância na artrite reumatoide”, comunicação de Luís Graça, Professor na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e “as células estaminais no tratamento da artrite reumatoide”, a cargo de Pedro Cruz, professor investigador da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Também serão abordados, na última mesa do dia, os tópicos “envolver os doentes na evolução do conhecimento”, apresentação que será feita pelo Secretário-geral da ANDAR, António Vilar, e a “tecnologia de informação e comunicação para envolver os doentes”, que estará a cargo de Mário Macedo, responsável do Departamento de Engenharia Eletrotécnica da Universidade Nova de Lisboa.

O Colóquio termina às 18h00 com uma conferência liderada pelo Professor António Coutinho, Coordenador do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, sobre a investigação da Artrite Reumatoide e a contribuição portuguesa.

Sem comentários: