quarta-feira, outubro 22, 2014

Livro infantil inclusivo "O menino que tinha medo do escuro"

 
A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (Leiria), as Edições Vieira da Silva e os autores têm a honra de convidar V.Exa. para o lançamento do livro infantil  “O menino que tinha medo do escuro”  da autoria de Susana Campos e ilustrações de Rui Lobo. A apresentação irá ter lugar no próximo dia 25 de outubro (sábado), pelas 16H00, no Auditório 1 da ESECS.

“O menino que tinha medo do escuro”  é um apelo à criação de livros em formato alternativo e um exemplo de como um livro multiformato se pode “abrir” a novos leitores e a novas leituras.

O livro é “ traduzido” em diferentes formatos: braille, relevo e interpretado em língua Gestual Portuguesa  por Joana Sousa e em Símbolos Pictográficos para a Comunicação  por Célia Sousa, transformando assim o livro num instrumento inclusivo e essencial para desenvolver atividades de leitura com crianças com necessidades educativas especiais, ou com crianças em idade pré-escolar. Esta adaptação tem como objetivo promover a participação ativa da criança tornando-a mais eficaz com a utilização através do manuseamento das diferentes versões.

O livro impresso é composto pela história original e pela mesma em versão pictográfica. Possui ainda um código QR que remete para um site no qual o livro é disponibilizado nas versões audiolivro/videolivro em Língua Gestual Portuguesa LGP e um conjunto de jogos didáticos desenvolvidos por Mateus Victorelli , permitindo uma melhor exploração do livro.

 

Sem comentários: