domingo, janeiro 28, 2007

"Olá pessoal. Eu quero um café. Dona Augusta, Obrigado!"

SATA (ver filme em formato .mov)

Foi o Sérgio, um dos utentes do Centro de Paralísia Cerebral de Beja que indicou, à equipa do CONSIGO, o caminho para a SATA: a Sala de Avaliação em Tecnologias de Apoio.

Por lá encontrámos o Rafael que, com apenas 5 anos, está a aprender a usar um computador. Diz a sua avó Virgília,

"Ele conhece os animais. Conhece aquilo tudo... os símbolos. Quando a terapeuta me falou que iam pedir um computador, eu disse: ai Jesus! Há tantas coisas que fazem tanta falta. ... e logo um computador ... e sou sincera. Só que... foi um grande engano, o meu ... olhe, nem tem explicação o quanto é importante para ele".

Foi a avó do Rafael que lhe ofereceu o rato adaptado que usa para controlar toda a janela de oportunidades que se lhe abriu.

No bar ouve-se um Tablet PC verbalizar "Olá pessoal, Eu quero um café. Dona Augusta, Obrigado!". É o Tablet PC do Anibal Jacinto, que o acompanha para todo o lado instalado na sua cadeira de rodas. É com a ajuda dele que o Anibal comunica com quem quer.

Pela SATA é ainda possível brincar com uma fantástica pista de comboios que o António, um dos técnicos da SATA, adaptou para ser controlada por quem usa manipulos - simples interruptores accionados com um piscar de olho, com o toque de um dedo, com a cabeça, ... Tudo serve para fazer andar o comboio. :-)