domingo, janeiro 14, 2007

PM: Pintado à Mão

Em Leiria existe uma instituição que acolhe pessoas com deficiência mental: é a CERCILei. Um espaço que estimula as capacidades de cada um e que, ainda assim, mantém uma estreita ligação com a comunidade.

Cercilei - ver vídeo em formato .mov

Trinta anos de existência marcam a história da CERCILei, uma instituição que tem procurado mostrar à comunidade de Leiria as capacidades e os valores de pessoas com necessidades especiais. Nesta casa, crianças, jovens e familiares encontram o apoio necessário para lidar com a diferença. Intervenção precoce e ensino escolar obrigatório são duas das áreas de actividade da instituição. Aos dezoito anos os jovens deixam a valência educativa e passam a frequentar, de acordo com as suas capacidades, o centro de actividades ocupacionais ou o centro de formação profissional. Jardinagem, horticultura, trabalhos domésticos, atelier de cerâmica, são algumas das actividades que passam aos jovens competências técnicas e responsabilidades sociais, que num futuro, breve, lhes será muito útil na abordagem ao mercado regular de trabalho.

Por debaixo de cada peça, saída do atelier de cerâmica, a inscrição "PM", abreviatura de pintado à mão, certifica que aquela peça foi acarinhada pelas mãos de um artista como o Ricardo Azevedo, pela minúcia do decalque do traço da Liliane ou pela esponja-mágica da Maria da Luz. Cada um dá à peça uma vida própria, irrepetível, única, que caracteriza qualquer peça artistica.

A Quinta pedagógica já está em marcha e o simpático Chico, o pequeno pónei que se vê na imagem, faz já as honras da casa.