domingo, fevereiro 11, 2007

MagicKey: Controlo do computador apenas com a cabeça e os olhos.

Ver vídeo MagicKey (formato .mov)

Luís Figueiredo, 40 anos, professor da Escola Superior de Tecnologias de Gestão da Guarda, vencedor do Prémio Engenheiro Jaime Filipe 2006, é um exemplo prático da investigação que é hoje feita em Portugal, em prol da reabilitação.

Professor da disciplina de processamento digital de imagem, tem necessidade de dar aos seus alunos exemplos práticos de aplicação da teoria que lecciona nas suas aulas. Foi à procura desses exemplos que pensou nas pessoas tetraplégicas e na forma como estas poderiam controlar um computador.

Sempre olhando para as suas capacidades, verificou que seria possível aproveitar o movimento da cabeça para movimentar o ponteiro do rato para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita. E o piscar dos olhos poderiam, perfeitamente, servir para controlar os cliques dos botões do rato.

Com o conhecimento do processamento de imagem e com estes dados de partida, o jovem investigador, produziu o MagicKey, que para além da sua eficácia em termos de funcionamento faz uso de uma vulgar webcam.

O MagicKey incrementou, de forma notável, a qualidade de vida de Helena Abrunosa. Passaram 4 anos desde que um acidente de viação deixou Helena Abrunhosa tetraplégica.

Diz Helena:

"Para mim era um desespero. Eu não imaginava como é que iria ser a minha vida dali para a frente, em termos de uma ocupação. Isto porque, a nível cerebral, eu não tenho lesão nenhuma. Vim para casa e estava reduzida a passar as horas do dia em frente ao televisor da TV. Até que, um dia, num noticiário, vejo falar da invenção.... Hoje em dia dedico parte do meu dia ao computador. Tenho alguns downloads de livros, leio, entro em contacto com alguns amigos meus...".

Para mais informações sobre o MagicKey consulte o Catálogo Nacional de Ajudas Técnicas.