domingo, fevereiro 18, 2007

O Mosteiro da Batalha foi concluído já o mestre estava cego.

Carlos Mourão Pereira - ver vídeo (formato .mov)

Carlos Mourão Pereira é arquitecto, professor universitário no Instituto Superior Técnico (IST), e perdeu a visão há menos de um ano.

A reabilitação por que passou, nomeadamente em termos profissionais, levou-o a tornar-se num arquitecto que "respira" Design Universal. Passou pelo Centro de Reabilitação Nossa Senhora dos Anjos, onde iniciou o seu processo de reaprendizagem e, ele próprio, ficou surpreso com a forma como continuou a desempenhar a sua profissão. Hoje, continua a dar as suas aulas no IST e no seu atelier continua o seu trabalho prático de aplicação de conhecimentos.

Os seus alunos de então, alguns deles actualmente também colegas de trabalho no seu atelier, foram essenciais no processo de reabilitação. Fica inclusivamente no ar, nesta reportagem, um dado bem curioso, para o qual deveriamos olhar, com mais pormenor, com olhos de ciência. A equipa de arquitectos, liderada por Carlos Mourão Pereira, deixa transparecer uma constatação: todo este processo acrescentou mais valia a toda a equipa. Parece ser um processo de aprendizagem colectiva, que depois de apreendido, não há volta a dar - uma das peças dessa aprendizagem está relacionada com o Design Universal.

Já imaginaram o ganho de excelência que o curriculo leccionado pelo Prof. Mourão Pereira tem na área do Design Universal?

A peça do CONSIGO deixa também uma nota de reportagem interessante:

"O mosteiro da Batalha foi concluído, já o mestre, Afonso Domingos, estava cego."