sexta-feira, abril 17, 2009

Canoagem Adaptada para breve em Portugal ?

A Carla Ferreira, do Clube Atlético do Montijo, já está inscrita na Federação de Canoagem, e em breve receberá um kayak adaptado, oferecido pela NELO http://www.mar-kayaks.pt/, empresa portuguesa líder de mercado a nível internacional.
A Carla conseguiu impressionar os responsáveis da empresa porque é a primeira portuguesa com paralisia cerebral a praticar canoagem, com resultados surpreendentes. Trabalha na Biblioteca Municipal do Montijo e iniciou-se na canoagem há poucos anos, incentivada pelo actual treinador, Ivo Quendera, que conheceu como monitor de natação. Actualmente, graças à prática desportiva, a mobilidade e o equilíbrio da Carla apresentam francas melhorias. No kayak, atingiu uma enorme autonomia, e as performances desportivas são cada vez melhores.
O Comité Paralímpico Internacional já recomendou às Federações nacionais que criem a modalidade de Canoagem Adaptada, que por enquanto apenas existe em poucos países, como Brasil e Canadá. O objectivo é torná-la uma modalidade paralímpica, com pelo menos uma exibição já nos Jogos de 2012, em Londres.
Enquanto não existe Canoagem adaptada em Portugal, a Carla vai competindo em provas genéricas. Em final de Maio, vai participar na 2ª Taça Nacional de Pista, em Montemor-o-Velho. Pode ver a reportagem do Consigo sobre a Carla Ferreira em www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=qe5Fzg91ajo.

Sem comentários: