quarta-feira, março 13, 2013

14 de Março - Dia Nacional da Incontinência Urinária


Reduzir a toma de líquidos a partir de uma determinada hora, andar sempre com uma muda de roupa extra, visitar apenas locais públicos que tenham casa de banho perto ou evitar estar com família ou amigos são alguns dos comportamentos habituais das pessoas com incontinência urinária (IU) de urgência, uma condição que se não for tratada pode afetar as 24 horas do dia dos doentes.
 
O alerta é da Associação Portuguesa de Urologia (APU) e surge no âmbito do Dia Nacional da Incontinência Urinária (IU), que se comemora a 14 de Março.
Em Portugal, estima-se que existam cerca de 600 mil pessoas com incontinência – 20 por cento mulheres e oito por cento homens – mas destes apenas uma pequena parte procura ajuda médica.
No caso da IU de urgência, existem já diversas formas de tratamento como a medicação e mais recentemente, nos casos em que a opção terapêutica oral já não produz efeitos, um neuromodulador (um dispositivo similar a um pacemaker), que permite reduzir o número de episódios de perda urinária e de micções diárias, recuperando assim a sua qualidade de vida.
Fica o alerta de que é possível tratar este problema, com o devido aconselhamento médico. 

Sem comentários: