quarta-feira, maio 16, 2012

17 maio Dia Mundial da Hipertensão


Sabia que, em Portugal, quase metade da população tem hipertensão, sendo que em apenas 11 por cento destes a doença está controlada? Os dados são da Sociedade Portuguesa de Hipertensão.


A hipertensão resistente ao tratamento é uma doença crónica especialmente perigosa devido à sua associação com um aumento do risco cardiovascular, incluindo AVC e enfarte, assim como insuficiência cardíaca e doenças renais, alerta Pedro de Araújo Gonçalves, cardiologista de intervenção do Hospital de Santa Cruz e Hospital da Luz, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Hipertensão, que se celebra a 17 de Maio.


Ainda de acordo com o especialista, “as investigações sugerem que uma percentagem importante dos indivíduos hipertensos são resistentes ao tratamento, isto é, tomam três ou mais medicamentos para a pressão arterial e continuam a apresentar valores não-controlados (acima de 140/90 mmHg). É também de salientar que estes pacientes têm o triplo de probabilidade de sofrer de doenças cardiovasculares, quando comparados com indivíduos com pressão arterial controlada, daí a importância do controlo e tratamento desta doença, um dos maiores desafios de Saúde Pública das sociedades ocidentais”.

Para o tratamento da hipertensão arterial resistente já existe em Portugal um procedimento inovador feito por cateterismo, a desnervação renal, que consiste na aplicação de energia de radiofrequência nos nervos que circundam as artérias renais, inactivando-os parcialmente, utilizando um cateter que é introduzido através de uma pequena punção na virilha do doente.

No Hospital de Santa Cruz, pioneiro nesta técnica, foi criada uma consulta para avaliação de doentes com hipertensão arterial resistente, feita pelas médicas Patricia Branco e Augusta Gaspar, tendo sido já avaliados mais de 70 doentes com vista à realização deste procedimento.

A hipertensão é a principal causa de morte atribuída no mundo. É um significativo problema de saúde à escala mundial que afecta aproximadamente 1200 milhões de pessoas. Em Portugal, estima-se que a hipertensão atinja cerca de 3 milhões de pessoas e calcula-se que um terço dos doentes hipertensos não estejam diagnosticados.

Sem comentários: