quinta-feira, maio 10, 2012

Acampamento gratuito para jovens com psoríase



A PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase promove o 1º acampamento para jovens com psoríase, dos 18 aos 35 anos, numa iniciativa inédita em Portugal, de 30 de Junho a 1 de Julho, no Parque de Campismo de Montargil.

“Esta iniciativa tem como objectivo aproximar os jovens portadores de psoríase e ajudá-los a lidar com a sua doença, no dia-a-dia, promovendo a partilha de experiências e a participação em actividades conjuntas”, refere Vítor Baião, presidente da Direcção da PSOPortugal.

E acrescenta: “Os jovens são muitas vezes alvo de discriminação social e preconceitos porque as pessoas não sabem que a psoríase não é uma doença contagiosa. Com esta iniciativa queremos também desmistificar muitos dos receios que os jovens com psoríase têm em relação ao futuro”.

As inscrições para o 1º acampamento para jovens com psoríase são gratuitas e incluem o alojamento, transporte em autocarros, refeições e todas as actividades planeadas.

Para se inscreverem os jovens com psoríase, entre os 18 e os 35 anos, devem enviar um email, até ao dia 22 de Junho, para atendimento@psoportugal.com Para mais informações contacte o telefone 217 978 201.

Além desta iniciativa, a PSO Portugal está a promover um concurso de arte em que irá avaliar o melhor trabalho que “ilustre” o dia-a-dia de um jovem com psoríase. O trabalho pode ser um desenho, fotografia ou colagem, que descreva o que é viver com esta doença. O vencedor receberá uma máquina fotográfica digital. Para mais informações consulte o regulamento em www.psoportugal.com

A psoríase é uma doença auto-imune que se manifesta no nosso maior órgão – a pele, não sendo contagiosa é crónica e pode surgir em qualquer idade. O seu aspecto, extensão, evolução e gravidade são variáveis, caracterizando-se pelo aparecimento de lesões vermelhas, espessas e descamativas, que afectam sobretudo os cotovelos, joelhos, região lombar, couro cabeludo e unhas. Cerca de 10 por cento dos doentes acabam por desenvolver artrite psoriática. Em Portugal esta doença afecta mais de 250 mil pessoas e cerca de 125 milhões em todo o mundo.

Sem comentários: