quarta-feira, julho 10, 2013

879 pessoas já usufruíram este ano do Projeto Praia Acessível em Oeiras


O Praia Acessível arrancou no dia 1 de julho na Praia de Santo Amaro de Oeiras e até hoje, dia 9, já usufruíram deste Projeto 879 pessoas e já se realizaram 75 utilizações da cadeira anfíbia.

Recorde-se que o Projeto Praia Acessível decorre durante os meses de Julho e de Agosto naquela areal da costa oeirense, através da disponibilização de cadeiras de praia anfíbias e de outros equipamentos de apoio à mobilidade que facilitam o acesso das pessoas com mobilidade condicionada à praia e aos banhos de mar. Esta iniciativa pretende eliminar barreiras e construir oportunidades de lazer para todos, promovendo a igualdade de oportunidades para cidadãos com necessidades especiais e cidadãos com mobilidade condicionada.

A utilização deste equipamento, destinado a crianças e adultos, é acompanhada por profissionais habilitados a garantir a segurança dos utentes, que diariamente, incluindo fins de semana, entre as 9H00 e as 13H00, se encontram disponíveis, facultando toda a assistência necessária. O acesso ao serviço é gratuito.

O Projeto Praia Acessível resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oeiras e a CERCIOEIRAS.

Desde o seu início, em 2005, este Projeto tem promovido a integração social das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, bem como tem contribuído para a reabilitação física e psicológica dos seus participantes.

Em 2012, ao longo dos dois meses da sua realização no areal da Praia de Santo Amaro, usufruíram deste serviço 1961 pessoas, tendo participado 16 instituições e contabilizaram-se 424 utilizações de cadeiras anfíbias.

Fonte: Press Release da CM Oeiras 

Sem comentários: