terça-feira, setembro 18, 2012

Federação Internacional da Diabetes presidida por um português

João Nabais, 43 anos e diabético desde os 12 anos, é o primeiro português a presidir a Federação Internacional da Diabetes-Região Europa (IDF Europa), tomando posse do cargo na assembleia-geral do próximo dia 23 de Setembro, no Hotel Altis, em Lisboa.

As prioridades da primeira presidência portuguesa na IDF Europa, até 2015, passam por colocar a diabetes na agenda política Europeia, lutar contra a discriminação face à doença, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, fortalecer as ligações com as associações nacionais, promover novas estratégias de comunicação, incentivar a nova geração de líderes em diabetes e promover conferências e congressos sobre o tema.

João Nabais refere que “mais de 35 milhões de europeus, cerca de 7,9% da população adulta, vivem actualmente com diabetes e estima-se que, até 2030, 43 milhões de pessoas tenham a doença, um aumento de 23% em menos de 20 anos”. E acrescenta que “é por esta razão, e para fazer face à epidemia da doença na Europa, que a presidência portuguesa tem prioridades que quer fazer cumprir até ao final do mandato”.

Algumas das prioridades estão já definidas:

  • Foi aprovada no início de 2012 uma resolução do Parlamento Europeu com medidas de combate ao aumento da Diabetes na Europa. Nos próximos anos, João Nabais pretende estabelecer uma estratégia capaz de implementar esta resolução e que seja uma ferramenta fundamental no cenário europeu.
  • Em 2014 decorrem as eleições para o Parlamento Europeu, sendo esta uma oportunidade para, em conjunto com as associações nacionais, sensibilizar os candidatos a Eurodeputados para a doença.
  • Aposta na continuidade do programa de intercâmbio, composto pelo convite a um elemento de uma das associações nacionais para passar um período de 6 meses nos escritórios da IDF Europa, em Bruxelas, com o objectivo de ganhar experiência em assuntos europeus.
  • Uma das grandes medidas do primeiro presidente português da IDF Europa é consolidar a iniciativa Summer Youth Camp, um projecto anual de formação da próxima geração de líderes em diabetes. Esta iniciativa pretende fomentar a partilha de boas práticas na organização e dinamização de campos de férias para adolescentes e jovens adultos com diabetes, por forma a criar um grupo informal de partilha de experiências e apoio mútuo a nível nacional e europeu.
  • Todos os anos, por altura do Dia Mundial da Diabetes – 14 de Novembro – será realizada uma iniciativa no Parlamento Europeu. Com formato e tema central diferente de ano para ano, esta iniciativa pretende envolver o maior número possível de Eurodeputados.
  • Para 2014 está previsto o lançamento, pela IDF Europa e parceiros da coligação Europeia para a diabetes, da 4.ª Edição do documento “Diabetes, is Europe making any progress?” (Diabetes, a Europa está a fazer algum progresso?).

A diabetes não tem cura, mas o acesso a tratamento adequado e a cuidados de saúde de qualidade permitem que as pessoas com diabetes tenham uma vida activa e saudável reduzindo os riscos das complicações da diabetes.

A Federação Internacional da Diabetes – Região Europa representa 62 associações de diabetes, defendendo os direitos de cerca de 32 milhões de pessoas com esta doença. Para mais informações consulte: http://www.idf.org

Sem comentários: