sexta-feira, setembro 07, 2012

União Europeia aposta na acessibilidade dos terminais electrónicos

 

Um projeto financiado pela UE visa introduzir terminais self-service, como máquinas de venda automática de bilhetes para os transportes públicos ou quiosques de informação ao público e distribuidores de dinheiro, mais acessíveis para quem tenha deficiência (1 em cada 6 europeus) ou para os 87 milhões de europeus de mais de 65 anos.
O objetivo é propor um quadro normalizado que promova a futura integração dos aspectos ligados à acessibilidade electrónica por parte do sector ATM e dos prestadores de serviços. Tal integração poderá vir a contribuir para tornar mais acessíveis os terminais digitais públicos a uma vasta gama de utilizadores, desde as pessoas que não estão familiarizadas com as tecnologias às que têm dificuldades de leitura, aos turistas que não dominam a língua local ou mesmo a quem se tenha esquecido dos óculos. O projecto incidirá nas interacções multimodais e em tecnologias de ponta como a comunicação em campo próximo ou a comunicação sem fios a curta distância. Por exemplo, os testes podem incluir a utilização de um cartão pré-programado com as preferências do utilizador. Quando este o aproxima da máquina ATM, esta adapta-se instantaneamente às necessidades do utilizador, por exemplo alterando o tamanho da letra ou a escolha da língua. Outras interfaces podem incluir um telefone móvel com características de acessibilidade que permitam ao consumidor adquirir bilhetes em linha e pagar na máquina que os emite utilizando um código de segurança enviado para o seu telemóvel.

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